Apresentação

O percurso com início e fim junto à freguesia de Bertiandos tem como principal objectivo, a interpretação das zonas das tapadas e valores a elas associadas. As tapadas, onde predominam as actividades humanas, como a pecuária e a silvicultura, são caracterizadas pela existência de bosquetes em expansão, de árvores autóctones, áreas de pastagem naturais, normalmente limitadas por sebes de folhosas, com a principal finalidade da compartimentação, permitindo ainda limitar o acesso do gado às propriedades vizinhas e constituindo uma importante fonte de lenha com utilização para o aquecimento térmico das habitações e da água.
Programa
SE PRETENDER REALIZAR DE MANHÃ: 10H00 Concentração na Recepção do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro d'Arcos; Partida para o local de inicio da atividade; Inicio da atividade; 11H30 Fim da atividade (previsão).
SE PRETENDER REALIZAR DE TARDE: 15H00 Concentração na Recepção do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro d'Arcos; Partida para o local de inicio da atividade; Inicio da atividade; 16H30 Fim da atividade (previsão).
Serviço
Enquadramento por monitor especializado; Seguro de Acidentes Pessoais; Seguro de Responsabilidade Civil.
Equipamento necessário
Aconselhável: Roupa confortável / desportiva, água, barras energéticas, protector solar, óculos de sol, máquina fotográfica e binóculos.
Ponto de encontro
Centro de Interpretação Ambiental 4990 - 530 Arcos - Ponte de Lima; 41º45'52.26'' -8º38'34.59''
mapa